Quem Somos

O Núcleo de Estudos de Planejamento e Uso da Terra é constituído de uma equipe de profissionais que desenvolvem ao longo dos anos pesquisas ligadas aos Recursos Naturais e Ordenamento Territorial. O enfoque é buscar harmonia entre os fatores clima, solo, organismos e aspectos sócio-econômicos.

O NEPUT atua a cerca de vinte anos nas áreas de Geoprocessamento e Educação Ambiental, atendendo a empresas e órgãos públicos e privados em todo o Brasil.

Está sediado em Viçosa, Minas Gerais, Campus da UFV. Localizado na Vila Gianetti, casa 13, telefone (31) 3899-2894, está vinculado ao Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa.

Missão e objetivos   Visão e princípios   Organização

- Missão: ser referência no gerenciamento e transferência de tecnologia na área de planejamento e uso da terra (urbano e rural) e Educação Ambiental.

- Objetivo: o Núcleo de Estudo de Planejamento e Uso da Terra (NEPUT), é formado por um grupo de profissionais ligados a diversas áreas do conhecimento, buscando o melhor uso dos recursos naturais e ordenamento territorial para fins agrícolas e não agrícolas, dentro de um enfoque tetraedral, no qual clima, solo, organismos e aspectos sócio-econômicos estejam equilibrados.

Entende-se que o desenvolvimento sustentável e um aumento equitativo na qualidade de vida da sociedade são possíveis na medida em que o homem traz em si tais conceitos como norteadores de conduta em qualquer situação. A Equipe NEPUT, através de seu trabalho visa à obtenção de excelentes resultados para empresas e colaboradores, sem prejuízos ao meio ambiente e beneficiando a população como um todo.
O NEPUT prioriza parceiros e sociedade em geral, pautando sua conduta na ética, respeitando as necessidades específicas de um dado público e valorizando a história, cultura e biodiversidade de cada região em que atua.

O NEPUT conta com o apoio e parceria de instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER); Governo do Estado do Acre; Governo do Estado do Espírito Santo, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA/ES); Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/ES); Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Grupo Espírito Santo em Ação; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE).